Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História

História

por Programa Interlegis — publicado 24/01/2017 20h35, última modificação 24/07/2017 12h31
Textos sobre a história da Casa Legislativa, desde sua criação.

Desmembrado de Terras do Município de Boa Vista através da Lei nº 097 de 17/10/1995, a história do Município de Amajari vem muito antes da sua criação e Constituição dos Poderes Legislativo e Executivo. Sua área é formada por florestas e lavrados (savana). Consta em relatos datados no século XVIII, a existência de diversos grupos indígenas na Região. Foi no período colonial que se iniciou a delimitação territorial pela Coroa Portuguesa, através da pecuária extensiva. Essa estratégia teve importante papel na manutenção dos limites territoriais brasileiro, uma vez que o pais possuía uma grande quantidade de quilômetros de fronteiras com a Venezuela. O rio Amajari, principal curso d’água e afluente do Rio Uraricoera, dá nome ao município.
Sua população é constituída de migrantes principalmente do nordeste do Brasil e indígenas. Segundo estimativa do IBGE em 2016, sua população é de 11.285 pessoas.
A maioria formadas pelas etnias macuxi e wapichana, as Terras Indígenas de Amajari são: TI Ananás, TI Anaro, TI Anigal, TI Araçá, TI Cajueiro, TI Ouro, TI Ponta da Serra, TI Santa Inês e Parte do Parque Nacional Yanomami, formadas por 18 comunidades.
Suas principais Vilas são: Maracá (antiga Vila Trairão), Vila Tepequém (antigo garimpo de Diamante), Três Corações (maior comunidade indígena do município) e Vila Brasil (escolhida como sede do município).
Vila Brasil é uma homenagem ao Comerciante conhecido por Brasil que em 1975, construiu um Bar e a partir daí surgiram as primeiras residências ao redor. Foi sede da administração da Região de Amajari quando ainda fazia parte do Município de Boa Vista.
Após a Assinatura da Lei n° 097, o governo do Estado de Roraima construiu o que seria a Câmara Municipal de Amajari - Palácio João da Silva Carneiro, e a Sede da Prefeitura – Palácio João Rodrigues. No ano de 1996 ocorreu o primeiro processo eleitoral para a escolha do Prefeito e Vereadores do Município de Amajari. Em 1º de Janeiro de 1997, tomaram posse os seus primeiros representantes:
Francisco Alberto Santiago – Prefeito

www.funai.gov.br
www.ibge.gov.br

BIBLIOGRAFIA

FARAGE, Nádia; AMOROSO, Marta Rosa. Relatos da Fronteira Amazônica no Século XVIII. NHII/USP, FAPESP. São Paulo, 1994.

SANTANA, Maria Antonia Moraes. Dissertação de Graduação: Migração Indígena em Roraima: Um Panorama Histórico da Maloca Ananás no Século XX. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista/RR, 1999.

« Março 2024 »
month-3